Au Pair: morar com uma família americana e receber por isso

Fonte: YDP work & travel
Morar fora do país é um sonho para grande parte dos jovens brasileiros, porém a falta de recursos pode ser um grande empecilho. O programa de Au Pair é uma das opções menos conhecidas de intercâmbio de baixo custo, comparado à intercâmbios focados apenas em estudo, que são mais procurados.

O intercâmbio existe para vários países, o mais procurado sendo os Estados Unidos, que também é o mais regulamentado. Os requisitos para participar do intercâmbio são muitos, e independem da agência que o jovem escolher. As principais agências que trabalham com o intercâmbio de Au Pair para os Estados Unidos são a Cultural Care, Experimento, STB e CI Intercâmbio. O preço também varia de acordo com a agência, podendo ser pago em dólares ou reais. O investimento varia entre $500 e R$2500. As agências também fazem promoções em que podem devolver uma porcentagem do valor caso o jovem viaje até certa data, ou parcelar o programa em até 10x.

Fonte: Cultural Care
A Cultural Care está oferecendo desconto de 50% no valor do programa se o application estiver completo e aprovado entre 20 de Maio a 28 de Junho, para disponibilidade de embarques até Setembro de 2019. Além disso, caso a au pair comprove 500 horas de experiência com crianças, o valor total do programa também é oferecido em valor promocional.

Tanto a Cultural Care quanto a Experimento estão com um calendário de palestras sobre o programa no mês de Julho em diversas cidades do Brasil. O calendário da Cultural Care pode ser conferido aqui, enquanto a Experimento está oferecendo apenas palestras em cidades no Estado de São Paulo.

Os requisitos para participar do programa são:
  • Gostar de crianças;
  • Ser do sexo feminino;
  • Ter segundo grau completo;
  • Ter entre 18 e 26 anos;
  • Ter inglês intermediário;
  • Possuir experiência comprovada de, no mínimo, 200 horas com crianças (que não sejam familiares);
  • Ter disponibilidade de permanência de 12 meses nos EUA;
  • Ter carteira de habilitação e saber dirigir;
  • Ser solteira e sem filhos;
  • Não possuir antecedentes criminais;
Algumas agências trabalham também com au pairs masculinos, porém há uma maior resistência das famílias americanas em recebê-los. Além disso, certas agências exigem 300 horas de experiência comprovada com crianças, lembrando que caso a au pair queira trabalhar com bebês de até 2 anos de idade, precisa comprovar experiência adicional.

Mas o que é exatamente o programa de Au Pair? É um intercâmbio de trabalho e estudo, em que o intercambista mora na casa de uma família americana, trabalhando por até 45 horas semanais cuidando dos filhos da família, em troca de um salário de $195,75 semanais, além da alimentação disponibilizada pela família, um quarto só para a Au Pair e uma bolsa de estudos de $500. O intercâmbio pode durar 12, 18 ou 24 meses, e a Au Pair tem a opção de estender com a mesma família ou procurar outra no segundo ano de programa.

As obrigações de uma Au Pair são prioritariamente com as crianças. O trabalho varia de acordo com a quantidade e idade das crianças, mas geralmente consiste em alimentá-las, levar e buscar na escola, ajudar com o dever de casa, lavar as roupas da criança, brincar com elas e ajudá-las com a higiene básica. A limpeza da casa não está inclusa no programa, porém cabe às Au Pairs o bom senso de ajudar com a limpeza básica dos espaços em comum, afinal de contas a idéia do programa é que a Au Pair faça parte da host family, e assim ajude organicamente na manutenção do lar.

As famílias americanas, chamadas de host families, também tem obrigações a cumprir. Uma coordenadora na região, a Area Director ou LCC (Local Community Counselor), faz o acompanhamento com a família e a Au Pair durante o programa através de reuniões mensais. Caso a host family descumpra alguma regra, como fazer a Au Pair trabalhar mais que 45 horas semanais, negar comida ou um quarto privativo e até mesmo abusar sexual ou moralmente das Au Pairs, estas tem o respaldo da agência e da LCC para mudar de família. Caso a Au Pair não encontre outra família e eventualmente desista do programa, a passagem de volta não é coberta por determinadas agências.

Na taxa paga para a agência estão inclusas as taxas de inscrição para o programa, seguro internacional de saúde e passagens de ida e volta após o período mínimo de 12 meses como Au Pair. As despesas com visto, carteira de motorista internacional e passagens para São Paulo (de onde saem os voos) ficam por conta da Au Pair.

Ainda assim, é um programa mais em conta que outros intercâmbios, e por isso mesmo tem atraído cada vez mais jovens interessados em uma experiência no exterior. O maior grupo de Au Pairs no Brasil, no Facebook, conta atualmente com quase 27 mil membros, dentre eles ex-au pairs, atuais e aspirantes. O grupo, que existe desde 2010, serve como fonte de informações que vão desde como iniciar o processo até quais perguntas fazer para a host family durante a entrevista.

Também é lar de várias histórias pessoais de Au Pairs, procurando amigas que moram na mesma região, pedindo conselhos sobre famílias que não cumprem as regras do programa e até mesmo recomendando famílias que estão à procura de uma nova Au Pair. São proibidas às host families e LCC's entrarem no grupo, já que a intenção é resguardar a privacidade das Au Pairs caso estas queiram desabafar sobre suas experiências com o intercâmbio.

Comments