Como continuar morando nos Estados Unidos após o intercâmbio de Au Pair

Fonte: College Pond
Uma das opções para quem foi como Au Pair para os Estados Unidos e tem interesse de permanecer no país após o intercâmbio é a troca do visto de intercâmbio J-1 para o visto de estudante F-1. Os requisitos são muitos e nem sempre a troca do visto é aprovada, mesmo com todos os documentos enviados de forma correta.

Em pesquisa realizada no grupo de au pairs do Facebook, 78% das atuais e futuras au pairs tem interesse em continuar morando nos Estados Unidos após o término do programa. Muitas já planejam ficar nos Estados Unidos antes mesmo de irem, enquanto outras já namoram um americano e tem como objetivo se casarem, a fim de conseguirem o tão sonhado Green Card. Porém, para as mulheres que não tem interesse em se casar, resta a tentativa de mudança de visto. As etapas devem ser seguidas à risca e independem do curso escolhido pela au pair para continuar residindo no país.

ESCOLHA SEU CURSO
A primeira etapa para troca de status J-1 para F-1 é a escolha do curso. Seja seu interesse em ESL (English as a Second Language) (voltado à alunos de outros países que querem aprender inglês), Community College (faculdades americanas com cursos com duração de até 2 anos, geralmente com valor mais em conta do que as universidades) ou universidades, você precisa preencher todo o application referente ao que você quer estudar antes de iniciar a solicitação, pois você precisa do I-20 que a escola irá gerar.

O I-20 é o seu ‘Certificate of Eligibility for Nonimmigrant Student’, o documento que prova sua legalidade no país enquanto estudante. Para solicitar o visto de au pair, é necessário um documento similar, o DS-2019. O I-20 é praticamente a mesma coisa, só que é emitido para vistos e status de estudantes e não de intercambistas. Uma vez que você for aceito pela escola, eles irão te enviar o seu I-20 e o número da sua SEVIS, a taxa que deve ser paga por imigrantes. Só então você poderá iniciar o processo de solicitação de troca de status.
Leia todas as informações contidas no site. Leia quantas vezes for necessário para entender como funciona o processo, quem pode e quem não pode aplicar para a troca de status, valores, onde encontrar os formulários e outras informações necessárias.

IMPRIMA SEU FORMULÁRIO I-539
Visite o link acima, baixe o formulário pelo website e imprima. Toda a documentação deve ser enviada por correio. Não tem como solicitar troca de status online.

PREENCHA SEU FORMULÁRIO
No mesmo website em que você baixou seu formulário, o serviço de imigração fornece um documento com as instruções para o preenchimento. LEIA TODAS AS INSTRUÇÕES ANTES DE COMEÇAR A PREENCHER SEU FORMULÁRIO.
O documento disponibilizado é bem completo. É importante ler as instruções, pois eles exigem, por exemplo, que o formulário seja preenchido em caneta preta. Então tem pequenos detalhes como esse que não podem ser ignorados no momento em que você estiver preenchendo o formulário. 

PROVIDENCIE TODOS OS DOCUMENTOS QUE DEVEM SER ENVIADOS JUNTO COM O FORMULÁRIO I-539
A lista é grande, mas não se assuste, é possível providenciar todos os documentos necessários. Segue abaixo a lista de documentos que devem ser enviados juntamente com o seu formulário I-539 original:
  • Cheque no valor de $370 endossado a ‘U.S Department of Homeland Security’.
Esse valor pode variar com o tempo, então consulte o website antes de preencher o cheque.
  • Recibo de pagamento da SEVIS
Assim que você receber seu I-20, você também receberá o número da sua SEVIS. Ela precisa ser paga antes de você iniciar o processo de solicitação de troca de visto, pois você precisa do recibo. Você pode pagar sua SEVIS através desse website. Assim que você finalizar o pagamento, vai ser gerado um recibo, que você deve imprimir e enviar junto com o formulário. O valor é de $200. Esse valor também pode ser alterado com o tempo, e pode ser consultado através do link acima.

Além da nova SEVIS gerada pela escola, envie também a cópia do recibo da SEVIS gerada quando você solicitou o visto J-1, o visto de au pair. Talvez muitas pessoas não tenham mais esse recibo, mas se vocês ainda tiverem esse documento em mãos, envie como mais uma evidência para o processo de solicitação de troca de status.
  • Cópia do I-20
Esse documento será enviado pela escola. Assim que receber seu I-20 assine e coloque a data. O serviço de imigração não aceita nenhuma documento que não esteja assinado pelo solicitante. Faça uma cópia e mantenha o original com você.
  • Cópia do DS-2019
Assine e coloque a data em TODOS os DS-2019 que você tiver. Ou seja, quem está no primeiro ano de intercâmbio provavelmente terá apenas um DS-2019. Por outro lado, quem está solicitando a mudança de status durante o segundo ano de intercâmbio, provavelmente terá dois DS-2019. Faça cópias desses documentos e mantenha o original com você.
  • Cópia do I-94
Esse documento informa o serviço de imigração sobre a sua última entrada nos Estado Unidos. Você pode gerar esse documento pelo website. Clique em ‘Get the most recent I-94’ e siga as orientações. Imprima o documento pelo próprio website. Você pode acessar o website e solicitar esse documento várias vezes.
  • Oficial bank statement (carta alegando capacidade financeira)
Existem duas situações diferentes relacionadas ao bank statement. Vocês podem ser seu próprio sponsor ou vocês podem ter um sponsor diferente. O sponsor é a pessoa que ficará responsável financeiramente por você durante o período de validade do visto.

Caso 1: Sendo seu próprio sponsor
O oficial bank statement nada mais é do que o extrato bancário, que irá confirmar fundos para que você possa arcar com as despesas relacionadas ao período de estudos nos Estados Unidos.
Você deve entrar em contato com o banco e pedir um extrato bancário ao gerente. Esse extrato precisa ser carimbado e assinado pelo gerente.
Se o extrato for referente a uma conta existente no Brasil, é preciso que o gerente assine uma carta de confirmação de capacidade financeira, traduzida para o inglês, já que o serviço de imigração não aceita nenhum documento que não tenha sido traduzido.
Lembrando que as cartas precisam ter o timbre do banco no topo esquerdo da folha.

Caso 2: Um sponsor diferente
É necessário que o seu sponsor solicite o extrato bancário e peça ao gerente para assinar e carimbar. O extrato precisa ser assinado e carimbado. Além disso, o sponsor precisa assinar uma carta alegando que irá se responsabilizar por todas as suas despesas durante o período de estudo. 
  • Carta justificando a mudança de visto
Escreva uma carta breve explicando os motivos pelos quais você está solicitando a troca de visto. Basicamente informe ao serviço de imigração os motivos que o levaram a querer alterar o status do visto, quais são os planos de estudo e como isso será útil quando você retornar ao Brasil e como você irá financiar os estudos.
  • Cópia do passaporte
Faça uma cópia do seu passaporte para enviar junto com a documentação. Seu passaporte precisa estar válido.
  • Cópia do visto
Mesmo que o seu visto já tenha expirado, é preciso uma cópia para que a imigração confirme que o solicitante não se aplica à regra de ‘two-years residence requirement’, uma regra que vale para alguns vistos em que a au pair deve morar dois anos em seu país natal após o intercâmbio, antes de requerer qualquer tipo de visto para voltar aos Estados Unidos.

ENVIE SEU FORMÚLARIO E DOCUMENTOS PARA O USCIS (U.S. Citizenship and Immigration Services)
Depois de coletados todos os documentos necessários, é preciso enviar para serviço de imigração. No website estão disponíveis dois endereços para o envio de formulário I-539 referentes à troca de status para F-1.
É aconselhado enviar a documentação através de ‘Certified mail’. Através desse tipo de envio você será informado sobre a entrega, ou seja, você terá certeza de que o documento foi recebido. O envio custa aproximadamente $10.

CRUZE OS DEDOS
Depois disso é só esperar e torcer para tudo dar certo. O serviço de imigração pode pedir mais evidências, outros documentos. O mais importante é não se esquecer de assinar todos os documentos necessários e fazer cópias de toda documentação enviada, para manter no arquivo pessoal, caso eles peçam um novo envio.

Comments