Au Pair na Alemanha

Além dos Estados Unidos, diversos países também oferecem o programa de Au Pair. Em uma série de reportagens, o blog De Carona irá explorar como funciona o programa de intercâmbio em países da Europa, como Holanda e Alemanha, além do depoimento de uma atual Au Pair na China.

Fonte: Instagram

Mariana Macedo é social media e atual au pair na Alemanha há 9 meses, na cidade de Goslar. Formada em Jornalismo, Mariana escolheu a Alemanha como destino do seu intercâmbio por conta do ensino público. "Meu objetivo era fazer mestrado na Europa e a Alemanha tem educação pública. Os estudantes pagam só uma taxa semestral (que cobre o cartão transporte pra você usar gratuitamente como estudante) que varia entre 200€ e 400€ mais ou menos, o que é infinitamente mais em conta do que a maioria dos países aqui."

Mesmo com o intercâmbio de au pair sendo focado em trabalho, a host family de Mariana sempre a apoiou em relação aos estudos. "Meus host parents sabiam desde o começo que vim com o objetivo de continuar e fazer mestrado e, como a minha host mom tem até doutorado, eles apoiaram e me ajudaram sempre que necessário."

O processo para ser au pair na Alemanha também é diferente do programa em outros países na Europa e Estados Unidos. O programa dura de 6 a 12 meses, e o limite de idade é até os 26 anos. A au pair precisa ter no mínimo um nível básico (A1) de alemão, que pode ser comprovado através de entrevista no consulado ou um certificado do Goethe, através de uma prova. A entrevista no consulado, diferente de outras para conseguir o visto próprio de au pair em outros países, é menos burocrática e se resume em entregar toda a documentação necessária. Mariana relembra a dificuldade no começo do intercâmbio, pois com o nível básico de alemão, a comunicação com as host kids era difícil. Além disso, ela enfatiza a dificuldade de se tornar mais fluente no idioma, devido à sua rotina.
"Agora já estou no nível B1 de alemão e acho que só não evolui mais porque foi difícil encontrar curso na minha cidade e também porque conhecer e fazer amizade com alemães é praticamente impossível, a não ser que vocês tenham uma rotina juntos (estudar e trabalhar com alemães). No meu caso, que trabalho o tempo todo em casa, foi difícil me integrar."
No contrato da au pair, a família é obrigada a dar 50€ por mês como auxílio para que a au pair estude alemão. Pela dificuldade de encontrar uma escola que ministrasse as aulas no nível de Mariana, ela encontrou nas aulas por Skype uma alternativa para aprender o idioma, pagas integralmente pela host family.

Fonte: Instagram

Em relação ao transporte, carro não é necessariamente a primeira opção. Portanto, ter carteira de motorista não é um dos pré-requisitos para se realizar o programa. Uma das opções para as au pairs é pedir ajuda com tickets de transporte para a família, mas como Mariana mora em uma cidade pequena, ela se locomove a pé sem maiores problemas. 

A au pair recebe salário mensal, chamado de pocket money, de 260€, por no máximo 30 horas de trabalho semanais. Por morar em cidade pequena, Mariana consegue guardar seu salário para viajar pela Europa. Ela já foi para Londres, Copenhague, Bruxelas e diversas cidades na Alemanha, como Berlim e Hamburgo. "O custo de vida também é bem barato, mas acho que o salário de au pair não é reajustado há muitos anos e por isso acho meio injusto o valor que ganhamos. Quando eu viajei eu não podia fazer mais nada o mês inteiro e só viajava quando tinha como ficar na casa de alguém de graça. E moro em cidade pequena, mas acho que se morasse em cidade grande sobreviver com os 260€ mensais seria muito difícil."

Fonte: Instagram

Embora existam agências que trabalham com o intercâmbio de au pair na Alemanha, como a World Study, Intercultural e TravelMATE, Mariana foi sem agência. Encontrou sua família no site Au Pair World, que funciona como um catálogo de au pairs e host families de diversos países. O serviço é gratuito e após preencher com seus dados pessoais e fotos, a au pair já fica disponível para que as famílias possam entrar em contato. Embora seja arriscado ir sem o intermédio de uma agência, é também muito mais em conta, já que os únicos gastos da au pair seriam com o visto e passagens. Mariana teve muita sorte com a host family que encontrou, e reforça a importância de conversar com a host family antes de fechar o match, para que as expectativas de ambas partes sejam supridas.
"Eu fiz dois Skypes antes de fechar com a família, mas deu certo! São os pais, um menino de 3 e uma menina que na época tinha 6 e agora tem 7. A gente tem uma relação bem boa e eles já expressaram que eu posso visitá-los quando eu quiser. Ah, eu sou a primeira au pair da familia. Depois de mim, eles vão tentar ficar sem porque a mãe conseguiu uns horários mais flexíveis no trabalho."

Comments