Au Pair na China

Além dos Estados Unidos, diversos países também oferecem o programa de Au Pair. Em uma série de reportagens, o blog De Carona irá explorar como funciona o programa de intercâmbio em países da Europa, como Holanda e Alemanha, além do depoimento de uma atual Au Pair na China.


Fonte: Instagram

Jade Cavati é youtuber, ex-au pair nos Estados Unidos e atualmente é au pair na China. Em seu canal no Youtube, ela compartilha suas experiências no país com quase 51 mil inscritos, além de manter seu perfil no Instagram, com pouco mais de 13 mil seguidores, sempre atualizado com fotos e stories sobre sua rotina no país mais populoso do mundo. Jade optou por passar seis meses na China como au pair e explica o processo com mais detalhes em um vídeo no seu canal:


Seis meses após retornar ao Brasil do seu intercâmbio como au pair nos Estados Unidos, Jade estava pronta para sua próxima aventura. Mais importante que o destino, era a vontade de viajar e conhecer culturas diferentes. "Escolhi a China porque foi uma sensação de desafio quando pensei na hipótese, seria uma coisa totalmente diferente do que eu poderia viver em qualquer outro lugar. Apesar de ter a Europa como opção também, vir para a China deu certo primeiro."

O processo para ser au pair na China também é diferente. Existem agências que realizam o programa na China e a au pair escolhe a duração do intercâmbio: 3, 6 ou 12 meses. Jade foi com a agência Dragon Education, e não há custo para a au pair em relação à agência. Os únicos investimentos da au pair são relacionados ao visto e as passagens. Porém, as regras mudam de acordo com o tempo de intercâmbio. Caso o programa dure 3 meses, a au pair é responsável pelas passagens de ida e volta. Com 6 meses de duração, a au pair paga a passagem de ida e a agência fica responsável pela passagem de volta. Por 1 ano de intercâmbio, a agência paga tanto a passagem de ida quanto a de volta, através de reembolso. A au pair compra a passagem para a China e com 6 meses de programa, a agência devolve o valor pago e ao final dos 12 meses, a própria agência compra a passagem de volta.

Fonte: Instagram
 "É uma experiência totalmente nova em tudo. Vim sem muita expectativa e estou me surpreendendo com quanta coisa legal tem por aqui. Pensava na China como um país bem diferente do que estou descobrindo morando aqui."
O salário da au pair é de 1900 yuan por mês, equivalente a pouco mais de mil reais. A carga horária semanal é de 25 a 30 horas, e as responsabilidades da au pair com as host kids são focadas em brincadeiras e atividades com o intuito de ensinar e estimular o uso do inglês com a criança. Portanto, para ser au pair na China, é necessário ter um bom conhecimento do idioma. Os requisitos também exigem experiência com crianças e a idade para fazer o intercâmbio vai dos 18 aos 30 anos. Tanto homens quanto mulheres podem ser au pairs na China.

A rotina da au pair também é singular pois como as crianças chinesas estão na escola a maior parte do dia, é comum que se passe mais tempo com a família durante os fins de semana, em passeios e viagens. Por isso mesmo, a au pair é vista como uma irmã mais velha (jiě jie), inclusive sendo chamada dessa forma pela host family.

Fonte: Instagram

Chegando na China, a au pair precisa se matricular em um curso de mandarim oferecido por uma universidade, com material didático disponível e toda a documentação para estudar disponibilizada pela agência. É preciso atenção pois as aulas começam em épocas do ano específicas, então caso a au pair chegue após o início das aulas, precisa esperar o próximo ano letivo começar. É o caso de Jade, que desembarcou em Abril e está esperando uma nova turma se formar em Setembro.

Como a China não oferece um visto específico para au pairs, as opções para entrar no país são os vistos de turista e estudante. As agências orientam qual visto é melhor tirar em cada caso específico, e auxiliam com a documentação necessária para que o visto seja aprovado.

Por ser um destino menos visado, a quantidade de au pairs brasileiras não se compara a países mais procurados como os Estados Unidos ou países europeus.  Jade enfatiza que o intercâmbio não é a melhor opção para quem quer juntar dinheiro ou fazer viagens para conhecer o país todo, como é o caso do intercâmbio nos Estados Unidos, mas caso a intenção seja conhecer um lugar novo e viver situações diferentes que vão te enriquecer culturalmente, ser au pair na China é o programa ideal.

Comments